Wednesday, June 16, 2010

Hipertensão Arterial.

O que você precisa saber sobre Hipertensão

A HIPERTENSÃO ARTERIAL é uma doença também conhecida como Pressão Alta é um desequilíbrio no sistema circulatório que aumenta a pressão nas artérias. Além de provocar uma série de distúrbios no organismo, é uma das principais causadoras de doenças do coração. A pressão alta não tem cura, mas tem tratamento e, dessa forma, pode ser controlada. O controle da doença evita complicações no cérebro, nos rins e no coração.

A HIPERTENSÃO ARTERIAL OU PRESSÃO ALTA NÃO TEM CURA, MAS TEM CONTROLE. O TRATAMENTO DEVE SER REALIZADO POR TODA A VIDA.

Importante: Controle seu peso, procure uma unidade de saúde ou o seu médico e meça sempre a pressão.

PRENVENÇÃO
Ande de bicicleta, suba escadas, saia para da uma volta, desça uma parada de ônibus antes da sua, pratique atividade física. Coma frutas, verduras e legumes, diminuam o sal, tenha uma alimentação saudável. Controle o seu peso, procure uma unidade de saúde ou seu medico e meça sempre a pressão.

SINTOMAS
A maioria das pessoas com pressão alta não apresenta nenhum sintoma no inicio da doença. Por isso, ela é chamada de "inimiga silenciosa". A única forma de saber se a pressão está alta é medindo a pressão regularmente. Os sintomas atribuídos ao aumento da pressão são dor de cabeça, cansaço, tontura, sangramento pelo nariz, entre outros.

TRATAMENTO
O SUS garante as consultas e o tratamento de quem já foi diagnosticado. O paciente encontra os medicamentos necessários nas Farmácias Básicas das Unidades de Saúde, nas unidades próprias da Farmácia Popular ou nas drogarias conveniadas do Aqui tem Farmácia popular. Dessa forma, o acesso ao medicamento está garantido e o sucesso do tratamento só depende do paciente. Controlando a pressão arterial, se vive mais e melhor.

No comments:

Post a Comment