Sunday, September 26, 2010

Cuidados e maquiagens especiais para pele sensível

A pele sensível precisa de cuidados especiais no dia a dia e na hora do make. Veja dicas!
Mulher passando hidratante
Mulheres com sensibilidade na pele costumam sofrer com o ressecamento
 
Cerca de metade das mulheres brasileiras já sofreram com sensibilidade extrema na pele algum período na vida. Mas você sabia que a pele sensível não é um estado permanente? É possível ter pele oleosa e passar um período sensível, por exemplo. Com cuidados especiais no dia a dia, e na hora de se maquiar, fica fácil reverter esse quadro. Confira nossas dicas!

O que é uma pele sensível?

Sua principal característica é ficar vermelha com facilidade. Além de reagir de forma rápida ao calor, frio e vento, também sofre com o ressecamento. Por ser fina e delicada, ela também costuma ser bastante alérgica e parece estar sempre quente, ardendo e pinicando. Mudanças climáticas, cosméticos e até fatores emocionais, como o estresse ou timidez, a afetam muito.

Cuidados específicos

Se você se encaixa nessa parcela da população, deve consultar um dermatologista para descobrir qual o seu grau de sensibilidade. Isso porque a sensibilidade e vermelhidão quando não tratada pode causar até mesmo rosácea (doença vascular inflamatória crônica).
Pessoas com pele sensível devem evitar os agentes irritantes, usar filtro solar e hidratantes oclusivos diariamente.
Mulher passando maquiagem

Invista em maquiagem mineral que irrita menos a sua pele
 

Maquiagem é aliada

Segundo o médico, as mulheres podem - e devem - usar maquiagem como camuflagem. É preciso apenas tomar cuidado com os cosméticos utilizados. Uma boa dica é testar o produto em uma pequena área do rosto para certificar que ele não vai causar irritação na pele.

A recomendação usar produtos em pó (eles possuem menos conservantes), base com silicone na fórmula e evitar cosméticos à prova d’água (já que para retirar o cosmético será preciso um solvente que pode irritar a pele). Delineadores líquidos (que contém látex) também não são muito bem-vindos, prefira lápis.
E muito, mas muito cuidado com cosméticos velhos. Fique atenta no prazo de validade e no armazenamento correto dos produtos, ok?

Truques caseiros

Algumas dicas caseiras podem aliviar a vermelhidão e formigamento da pele sensível, como óleos essências de camomila, lavanda, neroli, rosa ou sândalo. Compressas geladas de chá verde funcionam como anti-inflamatório e ajudam a acalmar irritações.
8 horas de sono por dia também são grandes aliadas, pois a pele precisa de no mínimo 6 horas de descanso por dia para se regenerar. Nada de banhos muito quentes (eles desidratam a pele), não se esqueça do hidratante todo dia e faça as pazes com a sua pele!

Sugestão de produtos

Produtos

1. Água Termal da Avène
2. Água Termal da La Roche-Posay
3. Fluido Seco Protetor Hidratante da Natura
4. Hidratante Facial da RoC
5. Loção Tônica Compose Peles Sensíveis da Dermage
6. Hidratante Facial da Neutrogena
Fonte: M de Mulher

No comments:

Post a Comment