Saturday, November 6, 2010

Como tratar o furúnculo.

Sintomas do Furúnculo. 
Os sintomas são bem visíveis, pois aparecem em nossas peles caroços avermelhados e cheios de pus. Eles são quentes e alguns casos dolorosos. Os caroços têm um ponto branco ou amarelo (pus) bem no centro, quer dizer que já está pronto para ser drenado ou para ser eliminado. Em alguns casos de infecção severa e aparecimento de muitos furúnculos o paciente poderá ocorrer à febre.

As causas do furúnculo:
São causados por uma infecção dos folículos capilares, por uma bactéria que vive normalmente na superfície da pele o Staphylococcus Aureus. Acredita-se que apenas um corte na pele, permite que essa bactéria se instale nos folículos e causa a infecção. Pode acontecer durante o banho ou mesmo o uso de aparelho de barbear.

As maiorias das causas de furúnculos são:
- Problemas no sistema imunológicos
- Diabetes
- Higiene ruim
- Má nutrição
Nesses casos são propícios aos furúnculos, mas não descarta a possibilidade de pessoas saudáveis e higiênicas terem o risco de acontecer.

Qual é o tratamento para quem tem furúnculo:
Para a maioria pode ocorrer o autotratamento aplicando compressa de água quente ou mesmo mergulhando o furúnculo em água morna para acelerar a drenagem do pus. Mas é importante lembrar que não devem espremê-los para não agravar o problema, somente um médico poderá fazer. Quando o pus for eliminado é necessário lavar o local com sabonete antibacteriano e colocar uma bandagem para não pegar alguma infecção e piorar o caso.
Agora se for caso mais sério, é importante a consulta de um médico, somente ele poderá prescrever um antibiótico oral ou tópico.

No comments:

Post a Comment