Thursday, March 3, 2011

8 dicas para desinfetar e evitar a contaminação alimentar

1- Antes de começar a cozinhar, lavar bem as mãos com detergente ou sabonete. Ao secar as mãos certifique-se se a toalha está limpa ou use toalha de papel.

2- Nunca consumir ovos com cascas rachadas, porque com a casca quebrada os ovos podem ter sido contaminados com a sujeira existente no lado de fora deles.


3- Evitar comer ovos crus, gemadas, maionese caseira ou ovos fritos com gema mole, os ovos podem ter uma bactéria chamada salmonela que leva a infecção do intestino e em caso grave pode levar a morte.


4- Cozinhe utilizando água filtrada ou fervida isso ajuda a matar as bactérias. Limpe a caixa-d’água de sua residência a cada seis meses.


5- Importante lavar sempre as latas de alimentos e bebidas antes de abrir. E caso não for utilizá-la toda, transferir o conteúdo para um recipiente de plástico ou vidro com tampa. Nunca consuma latas estufadas ou com pontos de ferrugem.


6- Não congele novamente os alimentos que já foram descongelados, caso tenha quantidade maior separe a porções individuais.


7- Ao higienizar as verduras, legumes e frutas mergulhem em duas colheres (sopa) de hipoclorito de sódio ou uma colher (sobremesa) de cloro ou água sanitária dissolvido em 1 litro de água. Depois, passe-os em água fervida.


8-
Ao comprar leite ou seus derivados é importante ser de fornecedores confiáveis e com a sigla SIF (Serviço de Inspeção Sanitária) no rotulo do produto.

No comments:

Post a Comment