Tuesday, March 15, 2011

Tire suas dúvidas - Mitos e verdades sobre as dietas

Existem vários mitos e verdades sobre dietas, beleza e saúde, então o melhor a fazer é tirar essas suas dúvidas para conseguir ter uma vida com saúde e mais feliz.

1- O peso ideal de uma pessoa deve ser 10 kg a menos que a altura da pessoa. 
Mito: O peso ideal não deve ser calculado por tabela, somente um especialista poderá dizer qual é o peso certo para você. Para calcular o peso correto é preciso levar em conta o tipo físico, a estrutura óssea, a idade e massa muscular.

2- Água Tônica tem menos calorias que outros tipos de refrigerantes.
Mito: Ela possui uma planta amarga que é o seu principal ingrediente, e para aliviar o sabor amargo é preciso acrescentar mais açúcar do que nos demais refrigerante.

3- Alimentos ricos em fibras ajudam na dieta.
Verdade: As frutas e verduras que possuem muitas fibras têm menos taxa de gordura e ajuda o intestino a funcionar melhor.

4- A margarina faz a pessoa engordar menos que a manteiga.
 Mito: A margarina possui menos colesterol que a manteiga, mas ambas possuem a mesma quantidade de gorduras.

5- A batata engorda.
Verdade: ela tem muito amido, que faz a pessoa engordar, mas entre outros alimentos ricos em carboidratos, é o menos calóricos.

6- O repolho ajuda a queimar calorias.
Verdade: Mas só vale para a espécie roxo, ele ajuda a estimular a produção de substâncias que aceleram a queima de gorduras, além de ser rico em vitaminas A e C.

7- Não se deve comer durante a prática de exercícios físicos.
Mito: Quando se pratica exercícios intensos mais de duas horas de duração, o corpo precisa repor energias. Mas é óbvio que você não vai comer comidas calóricas. Prefiras alimentos mais leves e ricos em carboidratos e proteínas, que vão nutrir sem deixar a sensação de estomago cheio.

8- Os sucos de frutas podem ser consumidos em excesso.
Mito: Algumas frutas têm bastantes calorias e outras não. Por isso, é importante consultar uma tabela de calorias, antes de sair consumindo uma quantidade exagerada de sucos, ou você poderá acabar engordando ao invés de emagrecer.

9- O queijo possui poucas calorias.
Mito: Muito cuidado ao escolher o queijo. A maioria deles tem uma quantidade de calorias. A ricota é o queijo com menos taxa de calorias, mas todos têm bastantes gorduras e não devem ser consumidos com exagero. 

No comments:

Post a Comment